quarta-feira, 22 de junho de 2016

Encontre uma Maneira de Ajudar

Todos os dias os membros da ONG Animal Shelter, não somente os da diretoria, mas também os voluntários mais atuantes recebem pedidos de socorro a animais. As pessoas querem ajuda para castração, querem que  recolhemos  ninhadas  abandonadas, que resgatemos gatas ou cadelas  prenhas e até mesmo querem que façamos algo com relação ao cão/ gato que o seu vizinho maltrata...
Informo a todos: Esse trabalho solicitado não cabe a nós.  No nosso estatuto, escrito e lavrado em ata 29/08/2013, consta somente que angariaremos fundos para castrar animais de rua ou carentes, não que resolveríamos  os problemas  do município.  Só podemos conversar com o agressor, pedir, explicar que é crime, falar da Lei de maus tratos, da multa... mas isso  você também pode.  Quando dizemos, explicamos que não realizamos essa tarefa, somos  xingados.
Casos de maus tratos, também,  têm que ser levados  à Delegacia  de Policia para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou você tem que  comparecer à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
Gostaríamos de  fazer muito mais mas não temos condições!
Volto a dizer, não temos  dinheiro para pagar, não temos espaço, um lugar para levar .  O que temos  feito então? Temos levado  para  as  veterinárias e  estamos pagando diárias de hotel.   Nossas casas já estão cheias! Já adotamos mais do que deveríamos!
Outro fato que todos precisam saber. Sempre que fizemos um evento, seja ele um “Cachorro Quente”, uma “Rifa”, uma “Feijoada”, um “Bingo”, todo o dinheiro arrecadado é para pagar dívidas já  assumidas  junto as clínicas veterinárias da cidade. Nunca temos dinheiro em caixa.  O lucro do que quer que façamos esse mês, ainda  nem decidimos,  já está comprometido  nas veterinárias com castrações. Atendimentos e hotel já realizado. Temos que honrar nossos compromissos.
Para que não precisássemos todos os meses, pedir um local, ingredientes aos nossos amigos e simpatizantes, o ideal seria que a ONG tivesse uma renda fixa de doações. Se mais pessoas contribuíssem, poderíamos  castrar mais, resgatar mais, fazer mais.
Temos uma  conta bancária no Banrisul que está  aberta a receber doações. Criamos também o sistema de Pag Seguro em que você apenas escolhe o valor a doar e ele vira junto com  a sua fatura do cartão de crédito. 
A cidade seria mais limpa e mais alegre. Quem não se entristece ao ver animais mal tratados, famintos, machucados, sofrendo nas ruas?  Você viu alguém precisando de ajuda?  Ajude. Não chame terceiros para realizar o que você mesmo pode  fazer.

A cidade é  de todos nós, vamos cada um fazer um pouco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário