segunda-feira, 27 de junho de 2016

Castração é um ato de Solidariedade


Para cada filhote que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 200 mil filhotes, no caso das gatas esse número é ainda maior.
Não há lares para tantos animais, eles ficarão espalhados pelas ruas, sofrendo maus tratos, passando fome e frio. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais nas ruas e a morte de milhares deles nos canis públicos.
Isso pode ser evitado, basta castrar seu animal!
Além de contribuir com a redução da reprodução descontrolada de cães e gatos, e consequentemente com a população de animais nas ruas, a cirurgia também diminui o risco de doenças como câncer de mama nas fêmeas e nos machos evita hiperplasia prostática (aumento da próstata) e hérnia perineal.
o    O que é castração?
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam descontroladamente.
Nas fêmeas é feita a retirada do útero e ovário. Nos machos, há a retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples, mas deve ser executada apenas porveterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado. A castração pode ser feita a partir dos dois meses de idade em ambos os sexos.
o    Dúvidas referentes à castração:

§  Castração engorda?
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, portanto necessita de mais exercícios. E a ração deve ser controlada, o animal não deve comer a todo o momento, devem ser estabelecidos horários para as refeições.
§  O cão não tomará mais conta da casa?
    Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
§  A cadela/gata precisa ter pelo menos uma cria?
    Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema da superpopulação de cães/gatos. Pesquisas mostram que quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea de desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra (infecção no útero), doença frequente em fêmeas adultas.
§  Meu animal vai sofrer?
    A cirurgia feita com anestesia geral é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
§  Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?
    Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo. E dessa forma você proprietário responsável estará colaborando com o controle populacional de cães e gatos.
o    Como ajudar?
Seja um sócio contribuinte auxiliando-nos com uma mensalidade a partir de R$20(vinte reais).Saiba como contribuir com a nossa instituição através do nosso site: https://animalsheltersap.wordpress.com/ajude-nos-a-ajudar/
Fabian de Souza

Voluntário ONG Animal Shelter SAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário