Follow by Email

quinta-feira, 7 de março de 2013

Eduquem os humanos - Abram os canis

Um filósofo que eu respeito muito, Tom Regan, fala em   "EMPTY  CAGES" (Jaulas  Abertas). Esse é até um título de  um de seus livros.  Tirar a liberdade de um animal é priva-lo  de seu maior bem, é  um crime sem igual, uma  crueldade sem tamanho. Prender, tirar o direito de ir e vir, é tão ruim quanto matar. Acorrentar um cão, prende-lo  em um canil  muitas vezes sujo, sem sol,sem chance  de  procurar  agua, comida, uma graminha  pra mastigar é muito triste. Pra que prender um inocente se ele não fez  mal algum. 
Quantos casos ja ouvimos  contar de  caes que não puderam se salvar  de enchentes, por que a corrente  ou a grade os  impediram e morreram afogados... Muitos não tiveram a chance de  tentar se salvar.... 
Trazendo para a realidade das nossas vidas  na cidade, parafraseio Regan e  digo: Eduquem os humanos, Abram os canis. Não adianta  aumentar canil, tem que  educar as pessoas  para que  todos possam ter liberdade e segurança. 
Se os animais não fossem atropelados, machucados, batidos...
Se os animais fossem respeitados  como seres que como nós  sentem dor, fome, frio e medo, não haveria  necessidade  de  correntes, gaiolas,  jaulas...
Se as pessoas não maltratassem, se  oferecessem água, se oferecessem uma raçao  ou um resto de comida.. 
Se as pessoas  não envenenassem os cães;
Se as pessoas não inventassem as piores maneiras de torturar esses seres  indefesos...
Tantos  SEs  nas vidas dos animais....  
Talvez essa frase Eduquem os humanos, Abram os canis.seja atirar pérolas aos porcos ( perdoem-me  os  suinos pelo  cliche do ditado) mas quem tiver  ouvidos  para entender que ouçam, quem tiver olhos  para ver, que vejam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário