Um filósofo que eu respeito muito, Tom Regan, fala em "EMPTY CAGES" (Jaulas Abertas). Esse é até um título de um de seus livros. Tirar a liberdade de um animal é priva-lo de seu maior bem, é um crime sem igual, uma crueldade sem tamanho. Prender, tirar o direito de ir e vir, é tão ruim quanto matar. Acorrentar um cão, prende-lo em um canil muitas vezes sujo, sem sol,sem chance de procurar agua, comida, uma graminha pra mastigar é muito triste. Pra que prender um inocente se ele não fez mal algum.
Quantos casos ja ouvimos contar de caes que não puderam se salvar de enchentes, por que a corrente ou a grade os impediram e morreram afogados... Muitos não tiveram a chance de tentar se salvar....
Trazendo para a realidade das nossas vidas na cidade, parafraseio Regan e digo: Eduquem os humanos, Abram os canis. Não adianta aumentar canil, tem que educar as pessoas para que todos possam ter liberdade e segurança.
Se os animais não fossem atropelados, machucados, batidos...
Se os animais fossem respeitados como seres que como nós sentem dor, fome, frio e medo, não haveria necessidade de correntes, gaiolas, jaulas...
Se as pessoas não maltratassem, se oferecessem água, se oferecessem uma raçao ou um resto de comida..
Se as pessoas não envenenassem os cães;
Se as pessoas não inventassem as piores maneiras de torturar esses seres indefesos...
Tantos SEs nas vidas dos animais....
Talvez essa frase Eduquem os humanos, Abram os canis.seja atirar pérolas aos porcos ( perdoem-me os suinos pelo cliche do ditado) mas quem tiver ouvidos para entender que ouçam, quem tiver olhos para ver, que vejam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário